Aurora Boreal vista do Canadá
Meus filhos estão ansiosos com a chegada do inverno e com a possibilidade de ver as luzes mágicas do norte. Isso porque, após assistirem o filme Frozen, eles descobriram o livro “Frozen northern lights: journey to the lights” (em tradução livre, Frozen luzes do norte: uma jornada para a luz), em que os personagens saem em uma aventura para encontrar a Aurora Boreal. Ao mesmo tempo, eles acharam também o filme que o Lego fez com o tema do livro. Eles amaram!
Na verdade, eles já viram esse espetáculo natural uma vez, mas não ficou marcado na memória. Portanto, esse ano estamos nos preparando para contemplá-lo novamente. Então, se passar o inverno no Hemisfério Norte está nos seus planos e você e seus filhos também querem viver essa experiência, deem uma olhada nas nossas dicas para contemplar a Aurora Boreal no Canadá.
Antes de mais nada, o que é a Aurora Boreal?
A Aurora Boreal é um fenômeno natural que pode ser visto a olho nu. Ela ilumina o céu à noite ou no final da tarde nas regiões próximas aos polos terrestres. O céu ganha cores que lembram às do arco-íris e atrai diversas pessoas às regiões norte do Canadá.
Esse evento natural acontece devido ao contato das partículas liberadas pelos ventos solares com o campo magnético terrestre. As cores variam conforme a presença de gases:
- Oxigênio – luzes mais verdes e laranja avermelhada
- Nitrogênio – luzes mais azuis e vermelhas
Alguns cientistas se referem às auroras como nuvens. Essas nuvens podem ter a altura entre os 100 e 120 km, ou aparecer abaixo dos 80 km ou acima de 1000 km nas regiões ainda iluminadas pelo sol.
O som produzido pela Aurora Boreal
Algumas pessoas falam que esse evento parece um show de dança, já que as luzes se movimentam no céu e produzem um som parecido com um assobio. De acordo com pesquisas realizadas na Finlândia, acredita-se que provavelmente as mesmas partículas energéticas do sol que causam as luzes produzem os sons em uma altitude mais próxima ao solo.
Leia também: As crianças no inverno finlandês
Onde se vê melhor a Aurora Boreal
Outro nome usado para a Aurora Boreal é “luzes do norte” ou “luzes polares”. Ela pode ser vista em vários países próximos aos polos Norte e Sul.
A melhor época para ver a Aurora Boreal daqui do Canadá é durante o inverno, já que esta estação tem períodos maiores sem sol e, por isso, é mais fácil ver as luzes dançantes da Aurora durante as noites escuras. Porém, em Alberta, província onde moro, a qualquer momento durante os meses de setembro a maio já é possível apreciá-la.
Para ver melhor esse espetáculo, procure um lugar mais afastado da cidade e longe de luzes artificiais. Assim, você poderá aproveitar melhor o show. No entanto, tem dias que as atividades estão tão intensas que é possível ver de dentro da cidade, até mesmo do seu quintal.
Como saber quando e onde vai ter a Aurora Boreal
Existem websites e equipes que monitoram em tempo real as atividades geomagnéticas e divulgam as informações referente às possíveis áreas onde a Aurora será visível. O website Aurorawatch.ca, por exemplo, tem mais de 66 mil pessoas cadastradas para receber um e-mail gratuito com os alertas de visibilidade da Aurora.
A Aurora Boreal atrai vários turistas e algumas empresas oferecem serviços que levam as pessoas para um ponto remoto com todo conforto para ver as luzes. Sendo bem ao norte do Canadá, você ainda corre o risco de ver de brinde os ursos polares – essa viagem está na minha lista!
Outras empresas realizam passeios aqui perto de Calgary, nas montanhas. Existe ainda a possibilidade de ter a experiência de ver a Aurora Boreal do céu. Isso mesmo! Eles chamam de Aurora 360 – um passeio de avião, que leva cerca de 80 pessoas para ver o espetáculo do céu.
Você sabia?
– O planeta Terra não é o único que possui esse fenômeno. Com o telescópio Hubble Space foi observado Auroras em Júpiter, Saturno, Urânio e Netuno.
– A Aurora Boreal ganhou esse nome do cientista Galileu Galilei no ano de 1619. Ele usou como referência a deusa romana do alvorecer, Aurora, e seu filho chamado Bóreas, conhecido como o deus que rege os ventos do norte.
Tem muitas atividades para serem realizadas durante o inverno com as crianças. Aqui neste outro texto dei algumas sugestões. Dessa forma, o frio não é impedimento, e sim uma opção diferente de divertimento!